FILTERS
Close
JOGOS
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Tudo começa como se fosse uma grande brincadeira, fazer uma obra de arte, algo novo, diferente dos colegas. É assim que começa, sem muita pretensão, até que, por meio das novas etapas do jogo, evoluindo para a produção de registros, as obras de artes produzidas acabam por revelar como possibilidades de ver diferentes formas de composição do inteiro por meio de adição de números decimais. Conteúdo que tem sido um desafio para muitos dos professores nos anos iniciais, em especial, a descoberta da conservação da quantidade e a possibilidade de exploração da comutatividade aditiva no campo dos números racionais na sua representação decimal.
Nível de ensino Ensino Fundamental
Série: 3º ano – 4° ano – 5° ano – 6º ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
Inicialmente, em sua primeira fase de jogo, motive os jogadores a produzir de forma criativa suas obras de arte, jogando com cores e tamanhos variados, conforme cada jogada definirá. A evolução do jogo levará à reflexão e a apropriação dos números decimais e a formação do inteiro à partir da soma das partes.
O professor deve estimular, mediar e mesmo instigar as possibilidades de trocas entre diferentes peças do jogo, a cada momento, como forma de superação de desafios que aparecerão, por certo e desejavelmente, ao longo das jogadas.
Ao acompanhar e estimular à participação no jogo, especial atenção devemos ter na última forma de jogo, quando a produção de registro é regra nova. Ao observar os registros, o professor pode encontrar incoerências e incongruência, podendo fazer que o jogador reflita sobre as jogadas e o registro, sua coerência ou não, devendo, por vezes, retomar alguma jogada.
– (EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
– (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
– (EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
– (EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
– (EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
– (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
– (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
– (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
– (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço
MGames