FILTERS
Close
JOGOS
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
O foco central do jogo é a construção de peças que sejam equivalentes à uma fração dada. Assim, Fratix é um jogo educativo projetado para auxiliar no aprendizado e na consolidação do conceito de frações equivalentes.
O jogo apresenta um ambiente interativo, onde o jogador tem como objetivo identificar qual fração está sendo abordada e reproduzi-la em uma representação diferente ou criar sua equivalente, utilizando formas que são distintas das tradicionalmente utilizadas e exploradas. Mais que isso, construir frações equivalentes requer, em níveis mais avançados do jogo, ter que redividir figuras, inserindo segmentos horizontais e/ou verticais, o que torna o jogo mais motivante pois é mais desafiante. Mas sempre levando a construção de imagem mental das representações de frações e suas equivalências apoiadas sempre na construção do número racional.
Nível de ensino Ensino Fundamental
Série: 3º ano – 4° ano – 5° ano – 6º ano – 7º ano – 8º ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
O papel do professor ao longo das jogadas é estimular que os alunos tenham atenção no Tutorial, objetivando: aprender as regras do jogo; organizar os tempos de forma a garantir experiências de qualidade para cada aluno; estimular que avancem nos próximos níveis efavorecer que os alunos expressem e socializem seus sucessos e dificuldades, sempre se sentindo à vontade para procurar ajuda junto ao professor sobre seus obstáculos que não estiver conseguindo superar.
No caso do jogo digital, desenvolver um jogo significa jogar com autonomia, o que implica autonomia na apropriação compreensiva das regras, inicialmente por meio do TUTORIAL., e posteriormente, com a evolução do jogo, com atividades cada vez mais complexas, que o aluno possa refletir reflita sobre as respostas que o jogo dá a cada ação do jogador em cada momento, buscando descobrir regularidades e fazendo inferências que o levará ao sucesso em jogadas seguintes.
O professor deve estar atento, para cada aluno, de acordo com o contexto educacional de cada um, as condições da escola e a melhor ferramenta tecnológica a ser ofertada para cada aluno. Por exemplo, para criança com dificuldade motora oferecer preferencialmente o Tablet, e a criança com baixa acuidade visual, oferecer a plataforma com tela de maior dimensão, assim como disponibilizar fones, sempre que assim o for possível.
O objetivo principal do jogo é estimular o entendimento das frações equivalentes, permitindo que os jogadores desenvolvam habilidades de reconhecimento e compreensão das diferentes representações das frações. Ao pintar as frações em formas diversas, os jogadores são desafiados a pensar de maneira criativa e visualizar as relações entre diferentes formas de representação das frações.
Ao tentar construir uma fração equivalente dada, pintar não é suficiente, querendo do jogar maior atenção e requerendo a construção de novas divisões dos inteiros a partir de segmentos de retas horizontais ou verticais. Neste momento os desafios são maiores e o jogo torna-se mais interessante para os alunos que gostam e requerem desafios maiores. Acompanhar, estimular, mediar e apoiar cada aluno em suas dificuldades são papéis fundamentais do professor ao longo deste jogo, onde os desafios são justamente a construção matemática.
Jogo desenvolvido individualmente, um por equipamento, mas devendo o professor iniciar a discussão sobre as experiências após conclusão das jogadas. A possibilidade de tablets e celulares permite que o jogo seja feito fora do laboratório de informática e mesmo em casa junto com a família, ou estimulado a participar de festival de jogos no pátio ou quadra de esportes.
A melhor escolha da plataforma a ser utilizada para os alunos deve levar em consideração, dentre outros aspectos:
– dificuldades motoras, devendo escolher entre o tablet ou o computador com teclado.
– acuidade visual e atenção, procurando o equipamento que fornece maior tela e
– acuidade auditiva, fornecendo fone de ouvido, quando for o caso.
O objetivo é que o jogador observe a fração exemplo que estará acima do quadro e que pinte essa mesma fração em uma formatação diferente da apresentada ou uma fração equivalente, dependendo da missão.
Obstáculos: o jogador começa com fases mais simples, permitindo que absorva gradualmente a mecânica do jogo, antes de progredir para níveis cada vez mais desafiadores. As formas vão, a cada fase, ficando mais diferentes que a forma dada, permitindo que o jogador perceba que o conceito de equivalência não depende das formas, nem do tamanho e menos ainda da cor e outros atributos da figura. O aluno ao longo da jogada acaba por perceber que a equivalência implica em relação idêntica entre numerador e denominador em cada uma das frações em consideração. Durante o jogo, o jogador deve tomar decisões estratégicas sobre quantos espaços pintar e quando dividir ou não em mais espaços, utilizando uma mecânica de adicionar linhas.
Mecânica de linhas: a mecânica de adicionar linhas no jogo oferece ao jogador a possibilidade de inserir linhas horizontais ou verticais, dependendo da fase em que se encontra. Essa dinâmica acrescenta um elemento estratégico ao jogo, desafiando os jogadores a desenvolverem uma abordagem criativa e a tomarem decisões fundamentadas para resolver cada estágio com sucesso.
Missões e frações: cada missão será avaliada com base em critérios como velocidade na conclusão do desafio, ausência de uso de ajudas e a menor quantidade de erros cometidos.
Ao final de cada fase, o jogador receberá uma avaliação que varia de 1 a 3 estrelas.
– (EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
– (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade.
– (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo.
– (EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
– (EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
MGames