![mangue_ mangue_](https://mgames.com.br/wp-content/uploads/2023/04/mangue_.jpg)
Mangue
O JOGO MANGUE - DIGITAL
Caranguejos são encontrados ao longo do território brasileiro e algumas espécies ao longo do continente. A maior concentração é nos mangues. Sendo assim, usamos este crustáceo como protagonista do jogo. Cabe a ele localizar as peças que validam a fração.
Além das frações, o usuário encontrará disponível peças que não possuem partes iguais. Estas não sendo frações, cabe ao usuário saber escolher somente aquelas que são frações com denominador de acordo com o que se encontra nos ninhos. Somente assim alimentaremos os passarinhos até ganharem autonomia para voarem e saírem do ninho.
Observando os pássaros no ninho, o jogador terá que optar pelo animal portador da fração que preenche o inteiro. Identificando qual elemento é capaz de realizar essa tarefa, o próximo passo é mirar e traçar uma trajetória de lançamento, assim, completar a figura do pássaro, fazendo com que ele voe, ganhando liberdade no habitat do mangue.
Nível de ensino Ensino Fundamental
Série: 3º ano – 4° ano – 5° ano – 6º ano – 7º ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
EDUCADOR
O papel do professor ao longo das jogadas é: estimular que os alunos tenham atenção no Tutorial, objetivando aprender as regras do jogo;organizar os tempos de forma a garantir experiências de qualidade para cada aluno; estimular que avancem nos próximos níveis e favorecer que os alunos expressem e socializem seus sucessos e dificuldades, sempre se sentindo à vontade para procurar ajuda junto ao professor sobre seus obstáculos que não estiver conseguindo superar.
No caso do jogo digital, desenvolver um jogo significa jogar com autonomia, o que implica autonomia na apropriação compreensiva das regras, inicialmente por meio do TUTORIAL., e posteriormente, com a evolução do jogo, com atividades cada vez mais complexas, que o aluno possa refletir reflita sobre as respostas que o jogo dá a cada ação do jogador em cada momento, buscando descobrir regularidades e fazendo inferências que o levará ao sucesso em jogadas seguintes.
O professor deve estar atento para cada aluno, de acordo com o contexto educacional de cada um, as condições da escola e a melhor ferramenta tecnológica a ser ofertada para cada aluno. Por exemplo, para criança com dificuldade motora oferecer preferencialmente o Tablet, e a criança com baixa acuidade visual, oferecer a plataforma com tela de maior dimensão, assim como disponibilizar fones, sempre que assim o for possível.
São objetivos matemáticos: identificar representações de frações a partir de uma quantidade contínua; associar uma fração a sua representação gráfica construindo os significados do numerador e denominador; identificar o complemento de uma fração dada associado à ideia de subtração do inteiro e da fração e construir em inteiro dado a fração complemento ao inteiro de uma fração dada pelo jogo.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Jogo desenvolvido individualmente, um por equipamento, mas devendo o professor iniciar a discussão sobre as experiências após conclusão das jogadas. A possibilidade de tablets e celulares permite que o jogo seja feito fora do laboratório de informática e mesmo em casa junto com a família, ou estimulado a participar de festival de jogos no pátio ou quadra de esportes.
A melhor escolha da plataforma a ser utilizada para os alunos deve levar em consideração, dentre outros aspectos:
– dificuldades motoras, devendo escolher entre o tablet ou o computador com teclado.
– acuidade visual e atenção, procurando o equipamento que fornece maior tela e
– acuidade auditiva, fornecendo fone de ouvido, quando for o caso.
BNCC
– (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
– (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo,
– (EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
– (EF07MA05) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
– (EF07MA07) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS
JOGAR ONLINE
Para jogar esse jogo digital no computador, com acesso à internet, basta clicar no botão JOGAR ONLINE para abrir o jogo no seu navegador.
BAIXAR PARA PC
Para instalar o jogo em um computador e poder jogar sem a necessidade de acesso à internet, faça o download do jogo.
1. Clique no botão BAIXAR – PC.
2. Acesse a pasta onde você fez o download, clique sobre o arquivo do jogo com o botão direito do mouse e depois em “extrair aqui” ou “extrair tudo”. Selecione a localização onde ficará a pasta do jogo e clique em “extrair”.
3. Para jogar, abra a pasta do jogo e faça um clique duplo no arquivo com o ícone do jogo MANGUE.
Informações importantes:
• Depois de extrair a pasta do jogo, não apagar nem remover nenhum arquivo da pasta.
• Para copiar o jogo para outros computadores, transfira a pasta zipada (.zip) e repita o processo.
• Caso queira criar um atalho para o jogo, clique com o botão direito sobre o ícone do jogo >> “mais opções” >> “criar atalho”, depois mova o atalho para o local de sua preferência. Outra opção é clicar e segurar sobre o ícone do jogo e arrastar para a barra de tarefas.
Requisitos mínimos do computador
Processador Intel i3 – 1ª Geração ou superior
Mínimo 2 GB de Memória RAM
Windows 7 ou superior
Espaço em disco ou superior: 1,31 GB
COMO JOGAR NO CELULAR OU TABLET
Os jogos digitais podem ser jogados em dispositivos móveis com sistema operacional Android (5.1 ou superior).
Para baixar esse jogo na Google Play Store clique aqui.
Se preferir, baixe este jogo na Steam.