FILTERS
Close
JOGOS
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Brincar de cores, nada mais gostoso para uma criança. Neste jogo se usa peças coloridas para montar o círculo, ganhando e posicionando peças. Inicialmente, é trabalhado a ideia das relações parte e todo e a composição de diversas formas. Durante a brincadeira as relações e reflexões mudam, ganham corpo reflexivo quando há necessidades de fazer trocas, para permitir os preenchimentos, trocas sem perdas, trocas que permitem estabelecer relações lógicas e quantitativas entre diferentes partes e suas cores.
Nível de ensino Ensino Fundamental
Série: 2° ano – 3º ano – 4° ano – 5° ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
É uma atividade lúdica possível de se realizar com as crianças já na alfabetização, mas que, por meio dos posicionamentos e trocas, faz despertar a ideia de diferentes representações das partes de um todo, no caso do jogo, de um círculo.
É surpreendente como as atividades cognitivas evoluem, sobretudo quando temos um educador provocando sobre as muitas possibilidades de posicionamentos a partir de trocas e das descobertas de quais trocas são possíveis a cada momento do jogo.
A oferta deste jogo e sua realização com os grupos de alunos, sobretudo em aulas com atividades variadas, permite introduzir de maneira lúdica, com material circular sem notação das frações (identificação/formalização), apenas tamanho e cor, a ideia de soma, diferença e equivalência de frações.
É possível propiciar ao estudante a oportunidade de construir o conceito de fração com autonomia.
O papel do professor durante o jogo é dirimir dúvidas e intervir, se necessário, com perguntas como: “Qual pedacinho cabe aí para completar o disco?” e “Seus pedacinhos ultrapassam o inteiro como trocar para ficar certinho?”.
Se a criança não conseguir fazer a troca, continua jogando até obter os pedaços certos.
Tratamos aqui da primeira etapa do jogo “Junta Um”, indicada para crianças do segundo ano.
• Segunda Etapa (segundo/terceiro ano): estimular a comparação das peças com o inteiro e entre si: “Quantas peças amarelas cobrem o disco inteiro?’, “Quer dizer que preciso dividir o disco ao “meio” para obter o amarelo?” e “Quantas verdes cobre o inteiro?”
Por fim, repetir o jogo, nomeando algumas peças (meio, terço, quarto).
• Terceira Etapa (terceiro/quarto ano): começar a definir notação.
Manter a roleta e o dado com cores, escrever atrás das peças a notação.
Sugerir o registro das frações obtidas em cores.
• Quarta Etapa (quarto/quinto ano): roleta e dado com a notação formalizada (numerador/denominador). Iniciar com as peças coloridas e registros até terem segurança para usarem somente o registro.
– EF02MA08 – Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
– EF03MA09 – Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
– EF05MA04 – Identificar frações equivalentes.
MGames