FILTERS
Close
JOGOS
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
É o jogo da Memória presente no mundo lúdico infantil, mas que mobiliza o conhecimento e aprendizagem de relação entre frações a partir de diferentes figuras. Assim, no jogo, as crianças acabam por se apropriar da ideia conceitual de que a fração designa uma relação entre a parte e o todo em consideração.
Nível de ensino Ensino Fundamental
Série: 3º ano – 4° ano – 5° ano – 6º ano
Categorias: Fração: conceito e representação
Tag: ensinofundamental
Os objetivos pedagógicos deste jogo é, a partir de uma atividade bem difundida na cultura lúdica brasileira: desenvolver o conceito e a representação do número fracionário de um inteiro representado por uma figura geométrica plana; reconhecer frações como parte de figuras geométricas; reconhecer equivalências fracionárias com formas e tamanhos diferentes e construir uma das ideias de fração que é a relação entre parte e todo de uma figura geométrica plana. Além de oferecer o jogo aos grupos de alunos, é interessante, na medida do possível, que o professor jogue junto, constituindo em importante momento de mediação pedagógica, assim como de ser um espaço avaliativo formal muito rico. Outro elemento importante para as aprendizagens é a promoção pelo professor de discussões de como foi realizado o jogo pelos alunos, quais foram as aprendizagens, as facilidades e suas dificuldades encontradas, assim como as formas de superação das mesmas.
– O jogo pode ser aplicado individualmente, em dupla, grupos, turma toda, na sala de aula, área externa, entre outras. Como o jogo é inicialmente proposto com 8 pares, é adequado para 2 jogadores, devendo-se ter vários jogos para a sala toda participar em duplas. Pode-se, também, aumentar o número de pares para mais participantes.
Podem ser feitos também em quadrados grandes para jogar no pátio da escola. O tempo para cada rodada é o suficiente para os jogadores completarem os pares. Nesse jogo o professor tem o papel de intervir, se necessário, estimulando os jogadores a confirmar ou refutar jogadas, justificando.
O jogo pode ser proposto como atividade de casa para o estudante ensinar e jogar com alguém de sua família. Além disso, favorecer a inclusão com a participação de alunos com deficiência visual, propondo peças com alto-relevo é altamente recomendado.
– (EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
– (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
– (EF05MA04) Identificar frações equivalentes
MGames