FILTERS
Close
JOGOS
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Reconhecer frações equivalentes é a essência deste jogo, ou seja, uma atividade lúdica que vai ao encontro de um dos principais objetos de conhecimento quanto se trata de aprendizagem das frações, ou seja, que uma fração pode possuir diferentes representações.
No tabuleiro devemos identificar, dentre as frações formadas por meio do lançamento de dois dados, frações equivalentes buscando três delas consecutivas, seja, na horizontal, na vertical ou na diagonal. É assim que se ganha pontos, e, por consequência, o jogo, reconhecendo cada vez mais diferentes frações que são equivalentes entre si.
Nível de ensino Ensino Fundamental
Série: 3º ano – 4° ano – 5° ano – 6º ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
Estimular os alunos ao desafio, criando um ambiente de estímulo e esperança no sucesso da aprendizagem é o mais importante. Incialmente, ajudar os alunos a se organizarem nos grupos e com o material do jogo disponível.
Estar atento, desde o início, com o lançamento dos dados na construção da fração da vez. Ai sim mediar, provocar, perguntar sobre os olhares sobre a plataforma, se efetivamente há ou não fração semelhante à esta, em especial, equivalente. Afinal, olhar é mobilizar tanto o conceito como formas variadas de representação, habilidades fundamentais na aprendizagem dos números fracionários no Ensino Fundamental. Sempre procurar estimular a participação de todos a cada jogada, tendo os alunos participantes sempre questionando e validando ou refutando a jogada do aluno da vez. Muito das aprendizagens qualificadas estão tecidas nos diálogos argumentativos desenvolvidos ao lingo do jogo Jogar é dialogar, é provocar, é validar suas atitudes e opções diante do grupo. Isto também é aprender matemática.
Uma das dificuldades para a aprendizagem de frações está no fato dos estudantes tratarem o numerador e o denominador de um número fracionário como dois números naturais independentes. Neste jogo, com o lançamento dos dois dados, um para o numerador e outro para o denominador, buscamos levar a compreensão dos estudantes que ao “montar” uma fração ele passa a representar uma única quantidade. Além dessa representação, a fração possui outras, que correspondem à mesma região, só que dividida e tomada de forma diferente (equivalência). Dessa forma, almeja-se que com o uso do jogo os estudantes associem a representação numérica da fração a representação geométrica, numa relação parte-todo, comparando e identificando frações equivalentes.
Para que o jogo seja inclusivo, faz-se necessário apresentar um tabuleiro com marcações em alto relevo, um corte na parte inferior para indicar a posição do tabuleiro (informar aos estudantes sobre esse corte e como ele deve ser posicionado), velcros para fixar as fichas de cada um dos jogadores (formato de círculo e formato de retângulo). Além disso, o quadro para o registro dos valores necessita ser em uma folha de gramatura 120 e em Braile para que os estudantes com deficiência visual possam registrar as frações utilizando o Braille (com a punção e a reglete).
– (EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
– (EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
– (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
MGames