FILTERS
Close
JOGOS
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
O objetivo do jogo é compor duas pizzas a partir de partes fracionadas.
No nível 1 o foco é apresentar problematizações em que os estudantes resolvam manipulando partes fracionadas para compor inteiros e, ainda, contar inteiros e partes fracionadas numa mesma situação. Nessa fase, a noção de metade, metade da metade (quartos) e metade da metade da metade (oitavos) é o foco, sem se preocupar com a simbologia matemática. Tais noções vêm acopladas à representação concreta das frações enquanto partes de um inteiro.
No nível 2 os alunos são provocados em relação a simbologia numérica, colocando a relação entre numerador e denominador em foco. É o nível com maior desafio, pois os estudantes devem no ato do jogo construir o conceito da função do denominador como número que aponta em quantas partes o todo foi dividido, denominando a fração e o numerador como indicativo de quantas partes utilizo para compor minha pizza.
Assim, na articulação desses dois números compõe-se um único número que determina relação entre a parte e o todo.
O objetivo pedagógico é que o aluno, ao articular esses dois números, perceba que quanto mais divisões (maior o denominador), menor o pedaço fica (denominador) e quanto mais ele pega mais pedaços possui (numerador).
Série: 3º ano – 4° ano – 5° ano – 6º ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
Este jogo pode ser oferecido desde o início da alfabetização uma vez que não há mobilização formal do número fracionário, permitindo a construção das primeiras relações entre parte e todo e a partilha igual, associando à noção de divisão, assim como a relação entre a decomposição de um todo contínuo e a reconstrução a partir das justaposições das partes.
Deve-se buscar que os jogadores compreendam a relação parte-todo dos números racionais positivos em sua representação fracionária, estabelecendo relações de equivalências entre meios, quartos e oitavos compreendendo a relação entre numerador e denominador.
– A cada jogada o educador deve estimular o jogador a identificar, por comparação e por composição, o quanto o pedaço da vez é parte do todo, ou seja, quantos pedaços iguais a este necessita para compor a pizza toda.
– Diante da explicitação de um jogador considerar não ser possível completar a pizza com determinada fração, deve-se estimular a criança em pensar possíveis trocas a serem realizadas com pedaços menores, o que leva, necessariamente, às primeiras ideias de equivalências fracionárias, mesmo que seja apenas concreta e intuitivamente.
– (EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
– (EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
– (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
– (EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
– (EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
– (EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
– (EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
MGames