Mangue
O JOGO MANGUE - DIGITAL
Caranguejos são encontrados ao longo do território brasileiro e algumas espécies ao longo do continente. A maior concentração é nos mangues. Sendo assim, usamos este crustáceo como protagonista do jogo. Cabe a ele localizar as peças que validam a fração.
Além das frações, o usuário encontrará disponível peças que não possuem partes iguais. Estas não sendo frações, cabe ao usuário saber escolher somente aquelas que são frações com denominador de acordo com o que se encontra nos ninhos. Somente assim alimentaremos os passarinhos até ganharem autonomia para voarem e saírem do ninho.
Observando os pássaros no ninho, o jogador terá que optar pelo animal portador da fração que preenche o inteiro. Identificando qual elemento é capaz de realizar essa tarefa, o próximo passo é mirar e traçar uma trajetória de lançamento, assim, completar a figura do pássaro, fazendo com que ele voe, ganhando liberdade no habitat do mangue.
Nível de ensino Ensino Fundamental
Série: 3º ano – 4° ano – 5° ano – 6º ano – 7º ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
EDUCADOR
O papel do professor ao longo das jogadas é: estimular que os alunos tenham atenção no Tutorial, objetivando aprender as regras do jogo;organizar os tempos de forma a garantir experiências de qualidade para cada aluno; estimular que avancem nos próximos níveis e favorecer que os alunos expressem e socializem seus sucessos e dificuldades, sempre se sentindo à vontade para procurar ajuda junto ao professor sobre seus obstáculos que não estiver conseguindo superar.
No caso do jogo digital, desenvolver um jogo significa jogar com autonomia, o que implica autonomia na apropriação compreensiva das regras, inicialmente por meio do TUTORIAL., e posteriormente, com a evolução do jogo, com atividades cada vez mais complexas, que o aluno possa refletir reflita sobre as respostas que o jogo dá a cada ação do jogador em cada momento, buscando descobrir regularidades e fazendo inferências que o levará ao sucesso em jogadas seguintes.
O professor deve estar atento para cada aluno, de acordo com o contexto educacional de cada um, as condições da escola e a melhor ferramenta tecnológica a ser ofertada para cada aluno. Por exemplo, para criança com dificuldade motora oferecer preferencialmente o Tablet, e a criança com baixa acuidade visual, oferecer a plataforma com tela de maior dimensão, assim como disponibilizar fones, sempre que assim o for possível.
São objetivos matemáticos: identificar representações de frações a partir de uma quantidade contínua; associar uma fração a sua representação gráfica construindo os significados do numerador e denominador; identificar o complemento de uma fração dada associado à ideia de subtração do inteiro e da fração e construir em inteiro dado a fração complemento ao inteiro de uma fração dada pelo jogo.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Jogo desenvolvido individualmente, um por equipamento, mas devendo o professor iniciar a discussão sobre as experiências após conclusão das jogadas. A possibilidade de tablets e celulares permite que o jogo seja feito fora do laboratório de informática e mesmo em casa junto com a família, ou estimulado a participar de festival de jogos no pátio ou quadra de esportes.
A melhor escolha da plataforma a ser utilizada para os alunos deve levar em consideração, dentre outros aspectos:
– dificuldades motoras, devendo escolher entre o tablet ou o computador com teclado.
– acuidade visual e atenção, procurando o equipamento que fornece maior tela e
– acuidade auditiva, fornecendo fone de ouvido, quando for o caso.
BNCC
– (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
– (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo,
– (EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
– (EF07MA05) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
– (EF07MA07) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS
JOGAR ONLINE
Para jogar esse jogo digital no computador, com acesso à internet, basta clicar no botão JOGAR ONLINE para abrir o jogo no seu navegador.
BAIXAR PARA PC
Para instalar o jogo em um computador e poder jogar sem a necessidade de acesso à internet, faça o download do jogo.
1. Clique no botão BAIXAR – PC.
2. Acesse a pasta onde você fez o download, clique sobre o arquivo do jogo com o botão direito do mouse e depois em “extrair aqui” ou “extrair tudo”. Selecione a localização onde ficará a pasta do jogo e clique em “extrair”.
3. Para jogar, abra a pasta do jogo e faça um clique duplo no arquivo com o ícone do jogo MANGUE.
Informações importantes:
• Depois de extrair a pasta do jogo, não apagar nem remover nenhum arquivo da pasta.
• Para copiar o jogo para outros computadores, transfira a pasta zipada (.zip) e repita o processo.
• Caso queira criar um atalho para o jogo, clique com o botão direito sobre o ícone do jogo >> “mais opções” >> “criar atalho”, depois mova o atalho para o local de sua preferência. Outra opção é clicar e segurar sobre o ícone do jogo e arrastar para a barra de tarefas.
Requisitos mínimos do computador
Processador Intel i3 – 1ª Geração ou superior
Mínimo 2 GB de Memória RAM
Windows 7 ou superior
Espaço em disco ou superior: 1,31 GB
COMO JOGAR NO CELULAR OU TABLET
Os jogos digitais podem ser jogados em dispositivos móveis com sistema operacional Android (5.1 ou superior).