FILTERS
Close
JOGOS
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
BOICORÁ é baseado no clássico videogame Snake, no qual o jogador deve controlar uma cobra comendo maçãs para ganhar pontos e evitando obstáculos. Quanto mais itens coletados, maior fica o tamanho do corpo da cobra, tornando o jogo mais difícil uma vez que a cobra não pode esbarrar em si mesma. Nessa versão, ao invés de maçãs os itens são frações de um círculo. Cada círculo inteiro representa um pedaço do corpo da cobra. Para formar círculos inteiros e ganhar mais pontos, o jogador deve consumir as frações necessárias para atingir a missão indicada em cada nível, sem ultrapassar a missão e sem estourar o último pedaço de sua cauda.
Nível de ensino Ensino Fundamental
Série: 4° ano – 5° ano – 6º ano – 7º ano – 8º ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
O papel do professor ao longo das jogadas é: estimular que os alunos tenham atenção no Tutorial, objetivando aprender as regras do jogo; organizar os tempos de forma a garantir experiências de qualidade para cada aluno; estimular que avancem nos próximos níveis e favoreça que os alunos expressem e socializem seus sucessos e dificuldades, sempre se sentindo à vontade para procurar ajuda junto ao professor sobre seus obstáculos que não estiver conseguindo superar.
No caso do jogo digital, desenvolver um jogo significa jogar com autonomia, o que implica autonomia na apropriação compreensiva das regras, inicialmente por meio do TUTORIAL. Posteriormente, com a evolução do jogo, com atividades cada vez mais complexas, que o aluno possa refletir sobre as respostas que o jogo dá a cada ação do jogador, buscando descobrir regularidades e fazendo inferências que o levará ao sucesso em jogadas seguintes.
O professor deve estar atento a cada aluno, de acordo com o contexto educacional de cada um, as condições da escola e a melhor ferramenta tecnológica a ser ofertada para cada aluno. Por exemplo, para criança com dificuldade motora oferecer preferencialmente o tablet, e a criança com baixa acuidade visual, oferecer a plataforma com tela de maior dimensão, assim como disponibilizar fones, sempre que assim o for possível.
São objetivos do jogo: pegar as frações para aumentar a cauda da cobrinha e ganhar mais pontos; completar um círculo inteiro para ganhar um ponto (para ganhar pontos e aumentar a cobrinha o jogador deverá completar as missões).
A cobrinha se move em quatro direções, nos eixos X e Y (para cima, para baixo, direita e esquerda). Com isso acaba mobilizando os seguintes objetos de conhecimento: conceito de fração enquanto relação parte-todo; representação de fração; contagens de frações; adição de frações de oitavos, quartos meios e estas com o inteiro; comparação entre frações; subtração de frações, mobilizando o conceito de complemento e “quanto falta para“; Introdução à equivalência entre frações com ênfase entre meios, quartos, oitavos e estas com o inteiro e frações impróprias com a noção inicial de frações mistas.
Jogo desenvolvido individualmente, um jogador por equipamento, mas devendo o professor iniciar a discussão sobre as experiências após conclusão das jogadas.
A possibilidade de tablets e celulares permite que o jogo seja feito fora do laboratório de informática e mesmo em casa junto com a família, ou estimulado a participar de um festival de jogos no pátio ou quadra de esportes.
A melhor escolha da plataforma a ser utilizada para os alunos deve levar em consideração, dentre outros aspectos:
– dificuldades motoras, devendo escolher entre o tablet ou o computador com teclado;
– acuidade visual e atenção, procurando o equipamento que fornece maior tela e
– acuidade auditiva, fornecendo fone de ouvido, quando for o caso.
– (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
– (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando a noção de equivalência.
– (EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
– (EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
– (EF07MA05) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
– (EF07MA07) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.
Para jogar esse jogo digital no computador, com acesso à internet, basta clicar no botão JOGAR ONLINE para abrir o jogo no seu navegador.
Para instalar o jogo em um computador e poder jogar sem a necessidade de acesso à internet, faça o download do jogo.
1. Clique no botão BAIXAR – PC.
2. Acesse a pasta onde você fez o download, clique sobre o arquivo do jogo com o botão direito do mouse e depois em “extrair aqui” ou “extrair tudo”. Selecione a localização onde ficará a pasta do jogo e clique em “extrair”.
3. Para jogar, abra a pasta do jogo e faça um clique duplo no arquivo com o ícone do jogo BOICORÁ.
Informações importantes:
• Depois de extrair a pasta do jogo, não apagar nem remover nenhum arquivo da pasta.
• Para copiar o jogo para outros computadores, transfira a pasta zipada (.zip) e repita o processo.
• Caso queira criar um atalho para o jogo, clique com o botão direito sobre o ícone do jogo >> “mais opções” >> “criar atalho”, depois mova o atalho para o local de sua preferência. Outra opção é clicar e segurar sobre o ícone do jogo e arrastar para a barra de tarefas.
Requisitos mínimos do computador
Processador Intel i3 – 1ª Geração ou superior
Mínimo 2 GB de Memória RAM
Windows 7 ou superior
Espaço em disco ou superior: 1,31 GB
Os jogos digitais podem ser jogados em dispositivos móveis com sistema operacional Android (5.1 ou superior).
Para baixar esse jogo na Google Play Store clique aqui.
MGames