FILTERS
Close
JOGOS
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Jogar, matematizar e aprender de forma lúdica
Este jogo vai ao encontro do desafio da produção de significado pelos alunos no sentido de fração de uma quantidade discreta, o que é bem distinto de compreender a fração de um inteiro. Assim, este jogo, mobilizando bastante noções de divisores e de múltiplos, busca relacionar a fração do inteiro, por meio de ficha fracionária, à fração de quantidade quando as peças têm de ser posicionadas nas partes da ficha fracionária, o que ressalta sempre a ideia central da fração enquanto partes iguais, o que se articula à noção de divisão e da multiplicação. Representar e calcular fração imprópria de quantidade, reconhecendo a diferença de quanto a fração de quantidade tem como resultado menor ou maior que a coleção inicial.
Nível de ensino Ensino Fundamental.
Série: 3º ano – 4° ano – 5° ano – 6º ano – 7º ano
Categorias: Fração
Tag: ensinofundamental
Ao longo do jogo, sempre buscar fazer com que o aluno reflita que as jogadas sempre remetem ao conceito de fração enquanto partes iguais. Na primeira fase incluída, há a oferta de material de contagem para apoio inicial para possível demanda de contagens concretas. Nas demais não apresenta tais materiais de apoio, mas dependendo do aluno, pode ser inserido material de contagem para realização das partilhas iguais e contagens.
Após a produção dos registros na tabela de pontuação, animar os alunos a discutirem as diferentes jogadas, irem ao quadro, e transferirem para os cadernos as frações de quantidade realizadas, em especial, observarem e sistematizarem as diferenças de cálculo entre fração própria e fração imprópria de quantidade, ou seja, quando o resultado aumenta e quando o resultado diminui. Acompanhar ao longo das jogadas os alunos que apresentam dificuldade no jogo não por ter compreendido a estrutura da atividade lúdica, mas por terem dificuldade com as habilidades mobilizando a divisão, divisores e múltiplos, que são objetos de conhecimentos bem mobilizados nos procedimentos de determinação de uma fração de uma quantidade discreta. Observar, professor, que o jogo é oferecido de forma a apresentar frações que são sempre possíveis de cálculo considerando as quantidades presentes no jogo.
– (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
– (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
– (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
– (EF06MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
– (EF07MA05) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
MGames