O projeto “Plataforma interativa de jogos matemáticos” integra uma equipe multidisciplinar de profissionais (pesquisadores, educadores matemáticos, matemáticos, pedagogos, psicólogos, programadores, designer, entre outros), além de contar com estudantes da graduação e da pós-graduação vinculados à Universidade de Brasília, assim como da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) e outras instituições, motivada em desenvolver e divulgar jogos matemáticos físicos e digitais.
Atuamos na construção e na socialização dessa plataforma digital e interativa, enquanto espaço de divulgação de jogos físicos e digitais produzidos pela equipe envolvida, estimulando que estes materiais alcancem crianças, adolescentes, professores, futuros professores, psicopedagogos, pais e responsáveis no Brasil e no exterior. A plataforma possibilita que seus usuários registrem suas opiniões e feedbacks sobre os jogos e suas possibilidades, constituindo, assim, um espaço de diálogo e de melhorias sobre os jogos propostos, desenvolvidos e validados.
Os jogos físicos estão disponíveis na plataforma em forma de encartes, na dimensão PDF, e podem ser impressos e montados pelas crianças em interação com pais e seus professores, estimulando-se assim, a manipulação e a observação, visto que a aprendizagem, em especial a da Matemática, por meio de materiais concretos e manipuláveis se faz, cada vez mais, necessária.
Trabalhamos no desenvolvimento da plataforma digital e interativa ao mesmo tempo em que atuamos fortemente na concepção, desenvolvimento, construção e validação/avaliação de jogos matemáticos físicos e digitais, enquanto recursos ludomatemáticos.
A equipe desenvolve os jogos considerando:
- os obstáculos epistemológicos atrelados ao processo de ensino e aprendizagem dos objetos matemáticos;
- os resultados das avaliações em larga escala perante a aprendizagem dos números racionais;
- a necessidade de criar propostas didáticas amparadas na ludicidade para a ampliação do trabalho com os números racionais, como forma de contribuir com o seu processo de ensino e aprendizagem; e
- o que preconizam os documentos oficiais que regem e orientam o ensino deste conteúdo na Educação Básica.
Nossos objetivos:
- desenvolver jogos educativos na área de números racionais, entre jogos físicos e digitais;
- validar os jogos produzidos em contexto de sala de aula da Educação Básica da rede pública do Distrito Federal; e
- promover a formação de professores da rede pública do Distrito Federal para a utilização dos jogos e da plataforma.